"Rei das fugas" volta a ser capturado a norte de Paris

Rédoine Faid é um adepto confesso dos filmes de gangsters, que lhe serviram de inspiração para alguns dos roubos praticados e para a sua última fuga espetacular da prisão, em julho, num helicóptero
Publicado a
Atualizado a

Três meses após uma espetacular fuga da prisão num helicóptero, o francês Rédoine Faid foi capturado na madrugada desta quarta-feira a norte de Paris.

Faid foi detido cerca das 04:00 horas em Creil, localidade onde nasceu e cresceu, numa operação envolvendo 80 polícias e em que foram também capturados um irmão e dois sobrinhos do fugitivo, de acordo com a imprensa francesa.

Uma pistola e uma espingarda automática Uzi foram encontradas no interior do apartamento onde o conhecido "rei das fugas", de 46 anos, foi descoberto ao fim de três meses de caça ao homem mais procurado pelas autoridades francesas.

Rédoine Faid cumpria uma pena de 25 anos quando, a 1 de julho passado, escapou da prisão de Réau através de um helicóptero cujo piloto fora sequestrado por homens "fortemente armados".

Dez desses 25 anos correspondiam à pena aplicada por, em 2013, ter-se evadido de uma prisão junto a Lille em meia hora, com recurso a explosivos e usando guardas prisionais como escudo.

A ministra da Justiça francesa, Nicole Belloubet, disse que "várias pistas foram recolhidas para que a prisão pudesse ser feita" e que Faid irá para uma prisão de alta segurança e sujeito a "vigilância extremamente rígida".

Adepto de filmes como Scarface, com Al Pacino, ou Heat, protagonizado por Robert de Niro, Rédoine Faid assumiu que esse imaginário hollywoodesco o inspirou e levou a assumir uma vida de ladrão.

Segundo a imprensa francesa, Faid foi detetado várias vezes pela policia ao longo destes três meses - uma delas num carro com explosivos - mas conseguira sempre escapar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt