Presidente dos Estados Unidos goza de "excelente saúde"

Donald Trump, de 71 anos, goza de "excelente saúde, informou na sexta-feira a Casa Branca, citando o médico que supervisionou o primeiro exame desde que chegou ao poder, há cerca de um ano.

"A visita médica de hoje do Presidente ao hospital militar nacional de Walter Reed decorreu extremamente bem. O Presidente está em excelente saúde", declarou esta sexta-feira o médico Ronny Jackson, que anteriormente estava encarregado do predecessor democrata Barack Obama desde 2013.

Jackson deverá dar pormenores sobre o exame médico na terça-feira, mas estes deverão limitar-se ao peso, à tensão arterial e à taxa de colesterol.

Apesar dos detratores se interrogarem abertamente sobre a saúde mental, hoje não estava previsto qualquer exame psiquiátrico ao Presidente norte-americano, que recentemente se considerou um "génio estável".

O presidente dos Estados Unidos não tem qualquer obrigação de se submeter a um exame médico nem de tornar público os resultados do mesmo, mas esta prática tornou-se uma tradição.

Trump, o mais velho da história norte-americana a aceder à presidência dos Estados Unidos, segue assim os passos dos seus predecessores.

Durante a campanha, o médico pessoal, Harold Bornstein, assegurou que Donald Trump seria "o individuo mais saudável alguma vez eleito para a presidência".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...