A destruição dos incêndios da Grécia vista do ar

Responsável pelos bombeiros gregos fala em 80 mortos nos fogos desta terça-feira . Pelo menos 187 pessoas ficaram feridas, 23 delas crianças. Jornais gregos mostram imagens da destruição tiradas com drones

Pelo menos 80 mortos, 187 feridos, 23 deles crianças e um número ainda indeterminado de desaparecidos. Este é o último balanço feito pelos bombeiros gregos dos fogos de terça-feira.

A maioria das vítimas morreu dentro dos carros ou a tentar chegar ao mar. Foi o que aconteceu em Mati, uma aldeia costeira a 40 quilómetros de Atenas, onde 26 corpos foram encontrado carbonizados e abraçados uns aos outros junto à praia.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras decretou o estado de emergência na região de Ática, onde fica a capital grega. O país vai respeitar três dias de luto nacional.

Vários países, entre eles Portugal já enviaram ajuda para o terreno.

As imagens da destruição, feitas com recurso a drones, revelam um cenário trágico, de áreas ardidas e casas destruídas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...