"Corta bem a linha". Cidade de Bilbau distribuiu kits para consumo de cocaína

Autarquia disse estar a zelar pela segurança dos consumidores de drogas

A cidade espanhola de Bilbau, no País Basco, está a ser criticada por distribuir kits para o consumo seguro de cocaína e outras drogas inaláveis. O kit, que inclui um cartão do tamanho de um cartão de crédito, era dado aos sábados à noite nas zonas de lazer e durante as festas de agosto da cidade, uma iniciativa do departamento de saúde da autarquia.

Mas, perante as críticas de que este ato incentivava o consumo de drogas, as autoridades locais decidiram interromper a distribuição das embalagens, segundo o El País.

"Corta bem a tua linha. Se não for bem cortada pode danificar as tuas narinas", lia-se no cartão que trazia o logótipo da cidade de Bilbau. O kit informava ainda aos consumidores de droga que não deveriam partilhar materiais, para evitar o "contágio de doenças respiratórias e hepatites".

O governo local explicou que o kit era dado em "pontos de informação personalizada" e com o objetivo de "minimizar os danos" do consumo de drogas inaláveis.

"O nosso objetivo não é promover o consumo, mas sim, se ele vai acontecer, garantir que é um consumo seguro, responsável e minimizar os riscos e danos para a saúde", disse Yolanda Díez, responsável pela área da saúde da cidade.

Díez afirmou ainda que o kit era uma forma de dar "informação, orientação e acompanhamento personalizado" aos jovens em matérias de "saúde sexual e drogas". A iniciativa começou em maio e foram distribuídos centenas de kits.

O porta-voz do Partido Popular de Bilbau, Luis Eguiluz, foi uma das vozes contra esta iniciativa. "Mesmo que a campanha se desenvolva num centro de informação personalizado dirigido ao consumidor de droga, é um autêntico despropósito entregar uma espécie de kit de consumo com um slogan tão ligeiro e frívolo e em tom quase festivo", disse Eguiluz ao El País.

Segundo a AFP, que cita dado do relatório europeu de droga de 2017, a Espanha tem a segunda mais alta taxa de consumo de cocaína na Europa, depois do Reino Unido.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Mundo
Pub
Pub