Coligação da presidente eslovaca vence europeias

Publicado a
Atualizado a

A coligação liberal e pró-europeia, que integra o partido da Presidente eleita da Eslováquia Zuzana Caputova, é a força política mais votada nas eleições europeias naquele país, avançou o primeiro-ministro eslovaco, Peter Pellegrini.

Pellegrini também indicou que o seu partido, o SMER-SD (centro-esquerda), ficou na segunda posição.

"Acontece que as pessoas querem uma mudança. Os resultados preliminares assim o sugerem. Felicito a coligação PS/SPOLU pela sua vitória", declarou o primeiro-ministro, num comunicado.

As sondagens à boca das urnas, avançadas pela estação privada eslovaca Markyza, indicam que a coligação composta pelo partido de Zuzana Caputova Eslováquia Progressista (PS, força liberal sem assento parlamentar) e o liberal-conservador SPOLU terá alcançado 20% dos votos.

O PS, formação fundada em 2017, irá entrar no Parlamento Europeu (PE) com a eleição de quatro dos 13 eurodeputados que a Eslováquia conta naquela câmara.

Ao confirmar-se estes resultados, o SMER-SD (sociais-democratas) irá atingir 15,7% dos votos e conseguir a eleição de três eurodeputados, o que representa a perda de um mandato europeu.

O PS de Zuzana Caputova, que só será empossada presidente a 15 de junho, anunciou que irá integrar a Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE) no PE.

Este grupo, até agora liderado pelo belga Guy Verhofstadt, deverá deixar cair a palavra liberal do seu nome e, dessa forma, integrar deputados centristas e progressistas de várias formações e de vários países, entre os quais os que forem eleitos pelo La Republique en Marche/Renascimento, partido/lista apoiada pelo presidente francês Emmanuel Macron.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt