Casal iraniano preso depois de pedido de casamento em público

As regras iranianas proíbem qualquer contacto físico em público entre homens e mulheres. Casal abraçou-se no centro comercial depois do pedido de casamento.

O cenário romântico estava montado: um coração com pétalas de rosas no chão e balões, e um anel no bolso. Tudo em pleno centro comercial. Mas apesar de ela ter dito que sim, o casal acabou detido. A proposta de casamento que ditou a prisão dos dois jovens aconteceu na cidade iraniana de Arak.

Os dois abraçaram-se depois de a noiva ter aceitado o pedido de casamento e as regras do Irão não permitem que homens em mulheres tenham qualquer contacto físico em público. Apesar de a multidão ter aplaudido o momento, como se pode ver no vídeo partilhado no Twitter, as autoridades levaram o caso a sério.

Segundo o vice-comandante da polícia da província de Markazi, citado pela BBC, o casal foi detido a pedido do público. Mahmoud Khalaji acrescentou ainda que o "atentado à decência pública, é uma influência da cultura ocidental degenerada".

O casal acabou por ser libertado sobre fiança. Nas redes sociais vários comentaram criticaram a atuação das autoridades, que consideram ter sido apenas para ser captada pelas câmaras.

Ler mais

Exclusivos