Cartoon de Serena a fazer uma birra acusado de ser racista e sexista
Como um bebé que está a fazer uma birra, assim é retratada a tenista Serena Williams no cartoon de Mark Knight: a saltar em cima da sua raquete partida e uma chupeta caída no chão ao seu lado. Ao fundo, vê-se o juiz da partida a dizer à adversária: "Por favor, pode deixá-la ganhar?"
Por causa deste desenho, publicado no The Herald Sun , o jornal mais lido da Austrália, o cartoonista australiano Mark Knight já foi acusado de racismo e sexismo. Além disso, também foi acusado "branquear" a adversária de Serena, Osaka, que aqui aparece de pele clara e cabelo loiro.
Uma das críticas veio da escritora J.K. Rowling, autora dos livros de Harry Potter:
E também houve quem reparasse que a imagem de Serena faz lembrar (e muito) os negros eram caricaturados em tempos passados, como por exemplo os do livro infantil de 1899, The Story of Little Black Sambo :
No entanto, Mark Knight argumentou que não conhecia os desenhos. "O mundo está a enlouquecer", comentou. "O cartoon era apenas sobre Serena no dia em que ela fez uma birra. Só isso", disse à Australian Broadcasting Corporation. Knight também recusou a acusação de que nunca faria um desenho do mesmo género de um homem. E, a prová-lo, lembrou o cartoon que fez recentemente do tenista Nick Kyrgios a levar um puxão de orelhas, como se fosse uma criança.
Entretanto, vários ilustradores e cartoonistas também vieram defender Mark Knight. Por exemplo, o editor do jornal, Damon Johnston, explicou que o desenho "goza justamente com o mau comportamento de uma lenda do ténis":