Boris Johnson vence nova votação nos Tories. Gove e Hunt seguem em frente

Deputados conservadores fazem a última votação esta tarde, para decidir quem serão os dois candidatos que vão a votos entre os militantes dos Tories.

A quarta volta da votação para escolher o próximo líder do Partido Conservador britânico terminou sem surpresas com nova vitória de Boris Johnson, que consegue mais de 50% dos votos. Pelo caminho ficou o atual ministro do Interior, Sajid Javid, deixando ainda na corrida o detentor da pasta do Ambiente, Michael Gove, que ultrapassou o chefe da diplomacia Jeremy Hunt.

"Radiante de ter o apoio de mais de metade de todos os deputados conservadores na quarta votação. Estou incrivelmente agradecido, mas temos muito mais trabalho a fazer", escreveu Johnson no Twitter.

O ex-chefe da diplomacia conseguiu desta vez 157 votos em 313 possíveis, tendo havido dois votos em branco ou nulos (pela primeira vez nestas votações). São mais 14 do que na anterior votação. Gove conseguiu 61 votos, mais dois do que Hunt. Na anterior votação, este último tinha ficado em segundo.

Sajid Javid fica fora da corrida com 34, tendo perdido quatro apoios em relação à votação de quarta-feira.

A última votação é esta tarde, com os resultados a serem conhecidos a partir das 18.00. Os dois finalistas serão depois sujeitos ao escrutínio dos 160 mil militantes do partido, que ao elegerem o futuro líder escolhem também quem irá suceder à primeira-ministra Theresa May.

O vencedor deverá ser conhecido no final de julho, e até lá May mantém-se em funções, devendo apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido, abrindo caminho para a sua nomeação como primeiro-ministro.

Exclusivos