Boris Johnson avança com recrutamento prometido de 20 mil polícias

O primeiro-ministro pretende concluir o recrutamento nos próximos três anos.
Publicado a
Atualizado a

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira o recrutamento de 20 000 novos agentes policiais, uma das promessas iniciais do novo primeiro-ministro, Boris Johnson.

O recrutamento vai começar em setembro, com o objetivo de "tornar as ruas mais seguras", disse o chefe do Governo.

"As pessoas querem ver mais polícias nos seus bairros, a proteger a população e a combater o crime. Eu prometi 20 000 agentes adicionais e esse recrutamento vai começar agora", vincou.

O primeiro-ministro pretende concluir o recrutamento nos próximos três anos, embora responsáveis pela formação tenham dito à BBC que o calendário é apertado devido a "desafios logísticos".

Números do ministério do Interior indicam que, entre 2009 e 2017, as forças policiais perderam mais de 20 mil agentes, totalizando, atualmente, cerca de 120 000 operacionais.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas britânico, os casos de homicídio e homicídio involuntário, excluindo ataques terroristas, aumentaram 12% em 2018, totalizando cerca de 732 mortes, o valor mais alto desde 2007.

Um dos principais problemas tem sido a criminalidade com arma branca, que aumentou 6% no ano passado, para cerca de 40.829 crimes.

O reforço das forças policiais foi identificado por Boris Johnson, que foi indigitado primeiro-ministro na quarta-feira, na sequência da demissão de Theresa May, uma das suas prioridades, juntamente com o investimento na educação, saúde e infraestruturas como uma rede de fibra para banda larga, transportes e habitação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt