Bomba da II Guerra Mundial está a ser desmantelada no centro de Frankfurt

Uma bomba lançada pela aviação americana durante a II Guerra Mundial foi encontrada nas fundações de um novo prédio junto ao edifício do Banco Central Europeu em Frankfurt. 16 mil pessoas foram retiradas esta manhã.

Mais de 16 mil habitantes de Frankfurt que moram junto ao Banco Central Europeu e nos arredores do Jardim Zoológico estão a ser retiradas para desarmar uma bomba de 500 quilos da II Guerra Mundial lançada pela aviação americana.

O artefacto foi descoberto durante a escavação das fundações para um novo prédio e os responsáveis pelo desmantelamento da bomba estão confiantes que o processo decorrerá de forma controlada.

Entre a população obrigada a fugir do local estavam vários doentes de um hospital e pacientes que vivem em lares nas imediações. Estes foram evacuados ontem enquanto os restantes só tiveram de deixar as casas esta manhã, pelas 08.00.

O Jardim Zoológico permanecerá fechado o dia todo, mas nenhum dos 4500 animais será retirado do parque.

As autoridades criaram um perímetro de segurança na área onde está o edifício do Banco Central Europeu e em vários bairos nas duas margens do rio que atravessa a cidade.

A polícia estava a verificar se ninguém permanecia no perímetro de segurannça e prevê que o processo de desarmar a bomba decorra entre o meio-dia e as 18.00.

O maior problema para desarmar a bomba é que um dos dois detonadores que estão na "cabeça" da bomba permanecer enterrado e fora de alcance.

Em setembro de 2017, também em Frankfurt, foi encontrada outra bomba da II Guerra Mundial. Com o triplo da potência, obrigou à evacuação de 65 mil pessoas.