Avião da Virgin atinge quase 1300 km/h num voo para Londres

O avião de passageiros chegou 48 minutos mais cedo do que o esperado ao destino. Terá atingido uma velocidade recorde.
Publicado a
Atualizado a

Um avião da companhia aérea Virgin Atlantic atingiu uma velocidade de 1289 quilómetros por hora, relativamente ao solo, num voo entre Los Angeles e o aeroporto londrino de Heathrow, na segunda-feira à noite. Segundo o Independent, a aeronave foi impulsionada por uma corrente de jato, que, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Nova Iorque, atingiu os 359 quilómetros por hora - a mais forte do último meio século.

Segundo a mesma fonte, os ventos fortes aumentaram a velocidade do voo VS8 da Virgin Atlantic, que atingiu quase 1300 quilómetros por hora quando sobrevoava a Pensilvânia, às 21.20. Esta pode, de acordo com a CBS News, constituir uma velocidade recorde para um voo Boeing 787 Dreamline, já que a velocidade típica destes aviões é de aproximadamente 903 quilómetros por hora.

O voo demorou nove horas e 34 minutos para chegar ao aeroporto de Heathrow, em Londres, ou seja, chegou 48 minutos mais cedo que o esperado.

"Uau, isso é rápido", afirmou um porta-voz da Boeing à CBS News. No entanto, explica, como o fabricante não regista as velocidades, mão há forma de confirmar se foi, efetivamente, um recorde.

Em janeiro, um Dreamliner norueguês que voou de Nova Iorque para o aeroporto de Londres Gatwick registou o voo transatlântico mais rápido num avião comercial, ao beneficiar de ventos fortes sobre o Oceano Atlântico, que permitiram que atingisse 1 249 quilómetros por hora.

A velocidade do som é de 1223 quilómetros por hora, mas, segundo a CBS, o avião não quebrou a barreira de som, já que uma parte da velocidade atingida é atribuída ao movimento rápido do ar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt