Pessoas encontradas congeladas na rua. Frio polar já fez mais de 20 mortos

Temperaturas negativas nos Estados Unidos vão continuar no fim de semana mas os especialistas dizem que o pior já passou.

Gerard Belz, estudante de 18 anos, foi encontrado morto, no campus da Universidade do Iowa, perto da residência universitária. Pensa-se que o jovem caloiro, que sonhava formar-se em medicina, terá morrido devido ao frio extremo que se fazia sentir na quinta-feira: -46º. A Universidade cancelou todas as aulas.

No Wisconsin, um homem de 55 anos foi encontrado morto à porta de casa, quando aparentemente estava a tentar retirar a neve da entrada da habitação. "Quando foi encontrado parecia que estava congelado no meio do chão", contou um porta voz do departamento de saúde de Milwalkee. "Ainda estava a segurar a pá."

A última contagem oficial era de 12 mortos mas, segundo The New York Times, nas últimas horas já foram registadas mais nove vítimas em Chicago, o que eleva para pelo menos 21 o número de mortes relacionados com o frio, nestes últimos dias nos EUA. De acordo com a Reuters, há ainda vários casos de pessoas que tiveram dedos das mãos ou dos pés amputados. Congelamento e hipotermia são os principais riscos associados às baixas temperaturas.

As autoridades norte-americanas pedem às pessoas que se mantenham em casa e foram montados abrigos para receber os sem-abrigo.

Escolas, aeroportos, bancos, lojas e até os correios, que têm como lema que "nem neve nem chuva... nem a escuridão da noite" os impede de fazer o seu trabalho, tiveram que suspender os seus serviços em alguns estados. Várias estradas têm estado fechadas devido à neve e gelo.

Esta sexta-feira, as temperaturas deverão subir um pouco. "O pior do vortex polar de 2019 já passou", escreve o USA Today esta manhã.

Imagens impressionantes

Ao mesmo tempo continuam a ser partilhadas imagens impressionantes do frio polar que tem assolado Midwest dos EUA. É o caso desta massa que congelou suspensa no ar.

Ou o que acontece a água a ferver quando é lançada no ar.

Há quem aproveite para fazer algum humor e meter o cabelo em pé.

E a imagem surpreendente de uma bola de sabão a congelar.

Ler mais

Exclusivos