Abusos sexuais na Igreja: Papa chama bispos de todo o mundo a Roma

Francisco convoca reunião com presidentes das conferências episcopais de todo o mundo para debater "a proteção de menores". Será em fevereiro de 2019

O Papa Francisco convocou uma reunião com os presidentes das conferências episcopais (organismos que congregam os bispos em cada país) de todo o mundo para debater "a proteção de menores", anunciou esta quarta-feira o Vaticano.

Segundo o comunicado do Conselho de Cardeais, que foi ouvido pelo bispo de Roma para tomar esta decisão, o encontro terá lugar de 21 a 24 de fevereiro de 2019.

Na reunião desta quarta-feira de manhã, o Conselho refletiu longamente com o Papa sobre os abusos sexuais de menores, que têm manchado a Igreja Católica em muitos pontos do globo, nomeadamente nos Estados Unidos, Irlanda, Austrália e Chile.

Neste texto sublinham-se os pontos já divulgados num comunicado na passada segunda-feira, no qual se indicava que os cardeais apoiavam a reforma da Cúria Romana "e formularam a sua plena solidariedade ao Papa Francisco em relação aos acontecimentos das últimas semanas, conscientes que o atual debate deve ser feito pela Santa Sé com os eventuais e necessários esclarecimentos".

Ler mais

Exclusivos