A princesa e o xamã - a história de amor da filha do Rei da Noruega

Martha Louise, irmã do herdeiro do trono norueguês, confirmou no Instagram a relação com o americano Shaman Durek, seu guru espiritual. "Não escolho o meu homem para vos agradar", garantiu a filha do rei Harald V.

"A princesa Martha Louise e o xamã Durek (Durek Verrett, dos EUA) convidam-no para uma viagem pelos mistérios da vida", pode ler-se no anúncio da ida da filha mais velha do rei da Noruega e irmã do herdeiro da coroa, Haakon, e do seu guru espiritual a Stavanger, Oslo e Tromso na próxima semana.

A filha de Harald V, quarta na linha de sucessão ao trono, divorciada e mãe de três filhos, assumiu no Instagram a relação amorosa com o xamã Durek. "Quando conhecemos a nossa chama irmã, sabemos. Sou suficientemente sortuda para ter conhecido a minha", escreveu Martha Louise. A princesa, de 47 anos, acrescentou: "O xamã Durek mudou a minha vida como mudou as de muitos outros" e "ele fez-me perceber que o amor incondicional existe neste planeta... Sinto-me feliz e abençoada por ser meu namorado".

A verdade é que há muito que as princesas deixaram de casar com príncipes - e vice-versa. A própria Martha Louise foi casada durante 15 anos e teve três filhas com Ari Behn, um escritor que trabalhava como motorista de empilhadora quando conheceu a futura mulher.

"Não escolho o meu homem para vos agradar", escreveu Martha Louise no Instagram ao anunciar a relação com o xamã Durek.

Filho de um haitiano e de uma indiano-norueguesa, mas com nacionalidade americana, Durek Verrett , de 44 anos, define-se nas redes sociais como "líder do empoderamento feminino e ativista dos direitos humanos".

Na sua biografia, o xamã (garante ser a sexta geração da sua família com poderes curativos) conta ter tido um problema de saúde aos 30 anos que o deixou clinicamente morto. Só então percebeu a sua verdadeira vocação, tendo iniciado a carreira espiritual. Seguido por centenas de pessoas, entre elas a atriz americana Gwineth Paltrow, foi através dela que o xamã Durek conheceu a princesa Martha Louise.

Agora os dois fazem palestras juntos, como as que vão dar na próxima semana em várias cidades norueguesas. Martha Louise há muitos anos se tornou presença frequente na imprensa do seu país e não só pelo seu comportamento menos conservador. Tendo abandonado na Noruega o título de Sua Alteza Real, Martha Louise desafiou as convenções para casar com um plebeu, dedicou-se a cantar e a escrever contos infantis, tendo nos últimos anos apostado nas medicinas alternativas. Em 2007 abriu uma Escola de Anjos em Oslo, um instituto cujo objetivo é ensinar as pessoas a comunicar com o seu anjo.

O projeto, controverso, não deixou de ser um sucesso junto do público. Mas há um ano a princesa quebrou a parceria com a sócia, Elisabeth Samnoy antes de se empenhar numa relação - pessoal e profissional - com o xamã Durek.

Os poderes curativos da princesa são confirmados pela própria cunhada - Mette Marit. A mulher de Haakon, ela própria plebeia, mãe solteira e empregada de restaurante antes de conhecer o marido num festival de música, garante que as mãos de Martha Louise são mágicas: "Muitas pessoas têm as mãos quentes e boas, mas ela tem um pequeno sol nas suas".

Para já, o Palácio Real não reagiu às notícias sobre a nova relação da princesa Martha Louise. O próprio rei Harald desafiou as convenções em 1968 quando finalmente conseguiu autorização para casar com uma plebeia, Sonja Haraldsen, filha de um vendedor de roupa e formada em costura antes de estudar Francês, Inglês e História de Arte na Universidade de Oslo.

Exclusivos

Premium

Betinho

Betinho: "NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus à seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.