Reino Unido vai criar unidade governativa para negociar saída da UE

A nova unidade pública criada pelo Reino Unido vai servir para negociar a sua saída da União Europeia

O Governo britânico vai criar uma nova unidade de serviço público, cuja tarefa vai ser negociar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), anunciou hoje a porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron.

A nova unidade governativa deverá "desenvolver um intensivo trabalho de serviço civil nos assuntos que terão de ser preparados para apresentar opções e conselhos ao novo primeiro-ministro", disse.

A proposta de estabelecer um gabinete para negociar o 'Brexit' foi feita por David Cameron e foi apoiada pelo Conselho de ministros.

David Cameron anunciou a sua demissão na quinta-feira, com efeitos em outubro, depois da maioria dos britânicos (52%) ter optado pelo Brexit.

A resolução foi apresentada na mesma altura em que Downing Street, residência oficial e escritório do primeiro-ministro, desvalorizou a petição por um novo referendo dentro do reino, para debater a independência da Escócia, passados menos de dois anos desde a última consulta popular sobre o mesmo tema.

"A última coisa que a Escócia precisa agora é de outro referendo divisionista", disse também a porta-voz, alegando que "as razões para a Escócia estar no Reino Unido são tão fortes como eram há 18 meses".

O Governo britânico afirmou também que "não vai tolerar a intolerância", após vários incidentes racistas ou xenófobos terem sido levados a cabo depois do resultado do referendo de quinta-feira, que deu vitória ao 'Brexit'

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG