George Clooney apela a boicote a cadeia de hotéis do sultão do Brunei
O ator norte-americano lança pedido porque o governante daquele país asiático pretende aplicar a pena de morte contra pessoas adúlteras, LGBT e muçulmanos que não respeitem a lei islâmica
O ator norte-americano George Clooney fez um apelo público para que as pessoas boicotem uma cadeia de hotéis que são propriedade do sultão do Brunei, como protesto para a intenção deste governante em aplicar a pena de morte contra pessoas que cometam adultério, que sejam lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT), e ainda contra muçulmanos que não respeitem a versão estrita da lei islâmica (Sharia).
Hassanal Bolkiah, o sultão do Brunei de 72 anos está no poder desde 1967, e é proprietário de nove hotéis Dorchester Collection, dois no Reino Unido (em Londres e Ascot), dois nos Estados Unidos (Beverly Hills e Bel-Air, em Los Angeles), mais dois em Paris e um em Milão.
A apelo do ator foi feito num artigo de opinião publicado na revista Deadline. "Sejamos claros: cada vez que ficamos, nos encontramos ou comemos num qualquer desses nove hotéis, estamos a dar dinheiro a homens que defendem chicotear até à morte os seus cidadãos só por serem gays ou por serem acusados de adultério", justifica Clooney, admitindo que um boicote "terá pouco efeito na mudança das leis" do Brunei.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
E nesse sentido lança várias questões: "Vamos ajudar quem pratica essas violações dos direitos humanos? Vamos realmente ajudar a financiar o assassinato de cidadãos inocentes? Aprendi ao longo dos anos que não podemos envergonhar regimes assassinos, mas podemos envergonhar bancos, financiadores e instituições que fazem negócios com eles e optam por fechar os olhos a essas violações."
Esta não será a primeira vez que é promovido um boicote àquela cadeia de hotéis em Hollywood, Los Angeles, pois de acordo com George Clooney já foram objeto de protestos pela forma como tratam a comunidade gay, tendo inclusive sido cancelado um evento que durante vários anos tinha como palco a unidade hoteleira de Beverly Hills.