Genro e conselheiro de Trump usou conta privada para e-mails oficiais

O mesmo assunto foi grande tema para Trump durante a campanha eleitoral, devido ao facto de Hillary Clinton ter usado um servidor privado para tratar informação confidencial

O genro e conselheiro próximo de Donald Trump, Jared Kushner, que é casado com Ivanka Trump, usou uma conta privada de e-mail, ao mesmo tempo que a oficial da Casa Branca, para trocar mensagens com outros membros da administração. A notícia foi avançada pelo Politico.

Os e-mails incluem correspondência sobre cobertura dos media, planeamento de eventos e demais assuntos.

O advogado de Kushner, Abbe Lowell, explicou que o genro de Trump cumpriu com as normas governamentais ao reencaminhar todas as mensagens para a sua conta oficial, disse a Reuters.

Durante a campanha presidencial de Trump, em 2016, o agora Presidente dos EUA criticou bastante a rival democrata Hillary Clinton por esta ter usado um servidor privado para correspondência oficial quando era secretária de Estado de Barack Obama. Algumas dessas mensagens, soube-se depois, tinham informações confidenciais.

Várias vezes Trump levou multidões a gritar "prendam-na", durante a campanha, e disse em outubro que Hillary Clinton iria para a prisão se ele viesse a ser Presidente. Desde aí, já disse que não iria procurar uma acusação.

O Politico disse também que outros altos cargos da administração Trump usaram contas privadas para assuntos oficiais, incluindo o ex-chefe de estratégia da Casa Branca, Steve Bannon, e o conselheiro económico Gary Cohn.

"O Sr. Kushner usa a sua conta de email da Casa Branca para conduzir assuntos relacionados com a Casa Branca", disse Lowell numa declaração a vários meios de comunicação social, incluindo o Politico e a Reuters.

"Menos de cem e-mails, de janeiro a agosto, foram enviados ou recebidos [por parte de colegas da Casa Branca] pelo Sr. Kushner na sua conta pessoal", acrescentou o advogado.

Explicou ainda que os e-mails continham, na sua maioria, "artigos noticiosos ou de comentários políticos", e que da maior parte das vezes as conversas foram iniciadas por outras pessoas, que enviavam mensagens para a conta pessoal de Jared Kushner.

A Reuters explicou ainda que várias pessoas, na Casa Branca, usam os telefones pessoais para contactar, por telefonema ou mensagens escritas, com jornalistas e outras pessoas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG