Funcionou. Força aérea sueca bombardeou incêndio e apagou as chamas
O bombardeamento apagou incêndio de duas semanas
Um incêndio num campo de tiro em Älvdalen, a 300 quilómetros de Estocolmo, foi extinto com bombas, esta quarta-feira. O fogo já durava há duas semanas quando o coronel responsável pelo treino e desenvolvimento da força aérea aceitou o pedido das forças civis que combatiam as chamas.
A bomba foi guiada por laser e quando atingiu o solo apagou as chamas num raio de cerca de cem metros. A explosão retirou o oxigénio que alimentava a chamas. A missão só foi possível porque o incêndio aconteceu numa zona vedada para exercícios militares, ou seja, não civil.
O coronel Anders Persson, em declarações à TSF, confessa que receou o método invulgar, mas aceitou a tentativa porque era uma situação extrema.
"Uma medida extrema para um caso extremo num terreno muito particular"
Antes de avançarem, as autoridades envolvidas no combate ao incêndio tentaram perceber se a ideia já tinha sido testada. Na altura não encontraram nenhum resultado. No entanto, há notícias que mencionam a utilização desta técnica na China e nos Estados Unidos da América.
Os bombeiros suecos vão passar a incluir o método na lista de opções de combate a incêndios. "Agora sabem", disse à TSF o coronel Anders Persson, que "a técnica funciona e que se for preciso podem voltar a pedir-nos". Outra ideia é a possibilidade de recorrer à neve.