Forte sismo na costa de Fukushima, no Japão

Zona destruída por tsunami em 2011 volta a abanar. Foi emitido alerta de tsunami

Um sismo de 7,4 graus na escala de Richter sacudiu esta segunda-feira a província de Fukushima, no Japão. O abalo, com epicentro na costa e a uma profundidade de cerca de 10km, foi sentido em Tóquio

As autoridades emitiram alerta de tsunami, com a ondulação prevista de 3 metros.

O abalo ocorreu às 5:59 de terça-feira (20:59 de segunda-feira em Lisboa). Foi inicialmente classificado pelo departamento de geologia dos Estados Unidos como um sismo de 7,3 na escala de Richter, que depois reviu esta medição para 6.9. No entanto, a agência meteorológica japonesa anunciou uma medição de 7,4 na mesma escala.

Vídeo onde se ouve as sirenes de alerta na cidade de Iwaki, em Fukushima:

O terramoto ocorre na mesma zona que, em 2011, foi fustigada por um abalo e um tsunami que destruiu uma central nuclear. Desta vez, no entanto, a companhia Tohoku Electric já garantiu que não foram detetadas quaisquer anomalias no funcionamento das suas centrais geradoras, adianta a Reuters.

Um dos sistemas de arrefecimento da central nuclear de Fukushima chegou a estar desligado, mas foi reestabelecido cerca de uma hora após o sismo.

Cerca de duas horas após o abalo apenas houve registo de um ferido, uma mulher que ficou levemente ferida com a queda de louça em sua casa, segundo a Reuters.

(Notícia atualizada às 00:00)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG