Força aérea da Finlândia tira discretamente cruz suástica do emblema
Suástica era utilizada pela força aérea finlandesa antes de ser conotada como símbolo da Alemanha nazi
A força aérea da Finlândia, que há mais de um século tinha uma suástica como parte do seu emblema, substituiu o polémico símbolo ligado aos nazis por uma águia dourada, disseram as forças armadas finlandesas na quinta-feira.
Relacionados
A decisão de remover o emblema foi realmente tomada em 2017, mas a mudança demorou algum tempo a implementar e só foi difundida esta semana quando um professor de Helsínquia reparou.
Segundo a Força Aérea, o novo emblema com uma águia dourada é seu logótipo oficial desde 2002, mas algumas unidades e aeronaves mantiveram a que exibia uma suástica, que era o logótipo oficial entre 1918 e 1945.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Desde 1945, as aeronaves militares finlandesas apresentam um círculo azul e branco como insígnia nacional, mas a suástica permanece em alguns emblemas, bandeiras e decorações das unidades.
"Isso é algo que tivemos de explicar aos estrangeiros que a conectam à Alemanha nazi, mesmo que tenha um significado completamente diferente", disse à AFP o oficial de imprensa militar Henrik Gahmberg.
Enquanto a suástica nos tempos modernos está associada à Alemanha nazi, o símbolo e as suas variantes têm sido utilizados no hinduísmo e em várias outras religiões indo-europeias desde os tempos antigos.
A força aérea da Finlândia adotou o símbolo depois de o conde sueco Eric von Rosen ter doado um avião, que teve como amuleto da sorte uma suástica azul pintada nas asas, para a então nação recém-independente Finlândia, em 1918. Antes disso, a Finlândia esteve sob domínio russo.
"A suástica também faz parte da mitologia finlandesa, então era natural usá-la", disse Gahmberg.
A mudança foi realizada silenciosamente sem a força aérea comunicá-la, mas recebeu atenção mediática depois de Teivo Teivainen, professor de Política Mundial da Universidade de Helsínquia, ter publicado um tweet sobre o assunto a 30 de junho.
Embora a adoção da força aérea finlandesa é anterior ao uso do símbolo pelos nazi, von Rosen tinha uma conexão com os nazis, pois era cunhado de Hermann Goring - futuro supremo da força aérea alemã.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Finlândia lutou ao lado das potências do Eixo e foi por duas vezes atacada pela União Soviética, que lhes tirou um terço do território, mas em 1944 também lutou contra a Alemanha na Guerra da Lapónia.