Fillon e Juppé à frente nas primárias da direita francesa

Segundo os primeiros resultados, Nicolas Sarkozy surge em terceiro lugar.

Numa altura em que estão contabilizados os votos de 4219 das 10228 assembleias, François Fillon surge à frente com 43,3%, seguido de Alain Juppé, com 26,2%. O ex-presidente Nicolas Sarkozy tinha 23,7%.

Se nenhum dos dos dois candidatos mais votados alcançar uma marca superior a 50% dos votos, no próximo domingo haverá uma segunda volta.

Terão participado na primeira volta destas primárias - a segunda volta está marcada para domingo - entre 3,9 e 4,3 milhões de pessoas, segundo uma projeção feita pela Elabe no encerramento das mesas de voto às 19.00 locais (18.00 em Lisboa) a partir de dados fornecidos pela Alta Autoridade da primária, encarregue de supervisionar o escrutínio. De recordar que a primária socialista, em 2011, teve 2,66 milhões de participantes.

A primária da direita era aberta a todos os que aderissem à chamada Carta da Alternância, na qual declaravam "partilhar os valores republicanos da Direita e do Centro". Para votar tinham de pagar dois euros, verba que servirá para suportar os custos desta eleição, orçada em cerca de 8 milhões de euros. O que sobrar será usado na campanha presidencial do vencedor.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG