Falso alerta de sismo de 9.1 na escala de Richter lança pânico em Tóquio

Japoneses prepararam-se para o pior. Afinal, era um engano da agência meteorológica

A agência meteorológica do Japão emitiu, por erro, um alerta para um sismo de 9.1 na escala de Richter, que estaria prestes a atingir a cidade de Tóquio esta segunda-feira.

Segundo a AFP, o alerta foi recebido pelos japoneses que usam uma aplicação de smartphone criada para o efeito, a Yurekuru, avisando que o abalo iria sentir-se pelas 17:00, hora local - nove da manhã em Lisboa. Mas o sismo não se registou e os telemóveis dos restantes japoneses que usam aplicações semelhantes ficaram em silêncio, sem qualquer aviso para um tremor de terra iminente.

A agência meteorológica do Japão lançou imediatamente uma nova mensagem a retirar o alerta, mas foi tarde de mais: o aviso não chegou a todos os utilizadores, que ficaram em pânico perante o sismo de intensidade mortífera. "Quando vi o aviso da aplicação, preparei-me para morrer", escreveu um japonês no Twitter.

A aplicação Yurekuru é popular no Japão, país com intensa atividade sísmica: pelo menos cinco milhões de pessoas têm-na instalada nos smartphones.

Devido ao alerta, que também chegou às operadoras de transportes públicos, algumas linhas de metro e comboio na capital japonesa foram interrompidas por breves minutos, até se apurar que o alerta era falso.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG