EUA enviam caças F-35 para a Europa

Aviação norte-americana vem apoiar aliados da NATO face à ameaça russa

Os novos caças F-35 da força aérea dos Estados Unidos aterraram este fim de semana no Reino Unido, como parte de uma medida norte-americana para tranquilizar os aliados europeus da NATO face à ameaça russa.

Os jatos F-35 aterraram no sábado na base aérea de Lakenheath, na Inglaterra, segundo a CNN. Durante semanas, farão manobras com outros aviões norte-americanos e com a aviação de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

"É importante que treinemos juntos para nos tornarmos uma equipa perfeita capaz de defender a soberania das nações aliadas", disse o comandante das forças aéreas norte-americanas na Europa, o general Tod D. Wolters.

Os F-35 foram enviados no âmbito da iniciativa de reforço da segurança europeia criada por Obama em 2014, após a anexação da Crimeia por parte da Rússia. No seguimento desta iniciativa, os Estados Unidos já enviaram para a Europa aviões F-22, F-16, F-15 e A-10.

O F-35 é um dos aviões de combate mais avançados do mundo e tem a vantagem de ser invisível nos radares inimigos, oferecendo ao piloto uma visão de 360º a partir do cockpit.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG