Escola católica retira livros de Harry Potter a conselho de vários exorcistas

"As maldições e os feitiços nos livros são maldições e feitiços de facto", diz reverendo, num email enviado aos pais dos alunos

A escola católica St Edward em Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, retirou os livros de Harry Potter da sua biblioteca a conselho de vários exorcistas consultados pelo reverendo responsável pela paróquia onde fica a escola.

"Estes livros representam a magia tanto como uma coisa boa como como uma coisa má, o que não é verdade, sendo apenas uma desilusão muito inteligente. As maldições e os feitiços nos livros são maldições e feitiços de facto; as quais, quando lidas pelo ser humano, podem conjurar espíritos malignos na presença da pessoa que lê os textos", escreveu o reverendo Dan Reehil, num email que enviou aos pais dos alunos e foi citado pelo jornal Tennessean.

O pároco diz ter consultado "vários" exorcistas para chegar a esta conclusão e recomendar a retirada dos livros da autoria de JK Rowling da biblioteca da escola.

Ouvida pelo mesmo jornal, Rebecca Hammel, responsável pelas escolas católicas da diocese de Nashville, disse que o reverendo enviou o referido email depois de ter sido interpelado sobre o assunto por um dos pais.

Dan Reehil, frisou a responsável, "está dentro da sua autoridade para agir desta forma", uma vez que "cada pastor tem autoridade canónica para tomar este tipo de decisões em relação às escolas da sua paróquia".

Este caso não é inédito, pois há anos que os livros de Harry Potter estão envolvidos em polémica e são alvo da censura dos cristãos. Em abril deste ano, por exemplo, na Polónia, o grupo evangélico católico SMS Heaven Foundation partilhou no Facebook fotografias de uma queima de vários livros, que ocorreu na cidade de Koszalin. Entre eles, os livros do mundo mágico de Harry Potter.

Os livros de Harry Potter são um marco na literatura de ficção e sua autora, JK Rowling, vendeu mais de 500 milhões de cópias no mundo inteiro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG