Ciudadanos é a força mais votada na Catalunha, mas bloco independentista segura maioria

Taxa de participação bateu recorde

O Ciudadanos tornou-se esta quinta-feira na força mais votada da Catalunha, com 37 deputados e 25,35% dos votos, mas o bloco independentista segurou a maioria absoluta no Parlamento.

"Pela primeira vez uma força constitucionalista ganha as eleições na Catalunha e é o Ciudadanos", diz Inés Arrimadas, a líder do Ciudadanos na Catalunha. "Mandámos uma mensagem ao mundo", prossegue Arrimadas, garantindo que a maioria social na Catalunha está "a favor da união com Espanha" e que os independentistas já não podem falar em nome de todos.

SIGA AQUI O LIVEBLOGUE DO DN SOBRE AS ELEIÇÕES DA CATALUNHA:

Ler mais

Exclusivos

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.