Elesfina e Tatoi, os subúrbios de Atenas que detêm o recorde de calor na Europa. Até agora
A 10 de julho de 1977, as duas localidades situadas na região da Ática Ocidental, onde fica também a capital grega, registaram 48 graus, a temperatura mais alta do continente europeu desde que começaram as medições, em 1956
Uma é a terra natal de Ésquilo, a outra recebeu o palácio de verão da família real grega. Elesfina e Tatoi (ou Decela) são as duas localidades gregas que detêm o recorde da temperatura mais alta registada na Europa desde que começaram as medições, em 1956. Segundo a World Meteorological Organization, a 10 de julho de 1977 os termómetros nestes dois subúrbios de Atenas registaram 48 graus à sombra.
Um recorde europeu que pode ser batido nestes dias em Espanha e Portugal, onde estão revistas temperaturas muito próximas desse valor. Em Portugal, o recorde é detido até agora pela Amareleja. Em 2003, a freguesia do concelho de Moura, no Alentejo, registou 47,4 graus. Em Espanha, o recorde é de 47,3 graus, atingidos em julho do ano passado.
Em Portugal, o aviso vermelho, o mais grave, foi prolongado em 11 distritos até ao início da tarde de domingo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
As recordistas gregas
Conhecida pelos chamados mistérios de Eleusis, os ritos de iniciação ao culto das deusas Deméter e Perséfone ali celebrados, Elesfina tem hoje pouco menos de 30 mil habitantes. Cidade industrial, é ali que fica a maior refinaria da Grécia. O seu aeroporto militar teve um papel crucial na retirada de soldados britânicos durante a invasão nazi da Grécia em 1941.
Nos últimos dias, é pelo recorde de calor que Elesfina tem sido notícia, apesar de a maioria das notícias referirem apenas que os 48 graus foram atingidos em Atenas. Ora, além de Elesfina, também Tatoi bateu recordes nesse dia de 1977. Oficialmente chamada Decelea, a localidade a uma quinzena de quilómetros do centro de Atenas, é conhecida pelo nome do palácio de Verão da família real grega. Foi ali que nasceu o rei Jorge II em 1890.

Tatoi abrigava o palácio de verão da família real grega
Situado numa zona fortemente arborizada, o palácio de Tatoi abriga os túmulos de 21 membros da família real grega.