"Ele está a mentir-vos": o alerta de um deputado no Parlamento Europeu
Enquanto Nigel Farage, apoiante de Donald Trump, falava no Parlamento Europeu, em Bruxelas, um outro deputado britânico, trabalhista, levantou uma folha de papel com um alerta: "Ele está a mentir-vos". O recado esteve em evidência durante algum tempo e viu-se nas imagens que passavam na televisão. "Foi frustração", justifica ao The Guardian Seb Dance, dizendo que teve um momento "que se lixe".
No parlamento discutia-se a política anti-imigração de Donald Trump. Nigel Farage estava a fazer a defesa do novo presidente norte-americano - que assinou uma ordem executiva que suspende durante 120 dias o programa de acolhimento de refugiados nos Estados Unidos e congela durante 90 dias a emissão de vistos para os cidadãos de sete países de maioria muçulmana. O antigo líder do partido nacionalista britânico UKIP argumentava que a Europa está ser anti-americana e que Trump está a defender o seu país.
Perante isto, Seb Dance mudou de lugar de forma a sentar-se por trás de Farage e mostrou a mensagem. "Foi drustração. Eu estava farto das mensagens nacionalistas e populistas que estavam a ser apresentadas como se fossem a solução para os problemas das pessoas", disse ao The Guardian. "A coisa mais frustrante no Parlamento europeu é que não podemos intervir e ele ia ter três minutos de discurso . Senti que já chegava. Que tinha de fazer algo muito forte para realçar que alguma coisa estava a acontecer", acrescentou o deputado.
Para Seb Dance não se estava a questionar a soberania dos Estados Unidos, apenas a moralidade das medidas decretadas por Donald Trump.
Entretanto, o eurodeputado do UKIP Bill Etheridge apresentou queixa contra Seb Dance, considerado o comportamento "nojento", "patético e cobarde".
O deputado garante que aceitará as consequências com um sorriso nos lábios.