Exclusivo El Escorial abriga o Vale dos Caídos mas não quer saber da exumação de Franco

O DN visitou a aldeia de San Lorenzo de El Escorial em vésperas das eleições legislativas. A possível exumação de Franco do Vale dos Caídos não centra a preocupação dos seus habitantes, muitos deles ainda sem decidir o seu voto. Emprego, a unidade de Espanha e a corrupção são temas para eles bem mais importantes. Sabem em quem recusam votar, mas não em quem vão votar, fazem parte dos 30% de indecisos.

A primeira e a única vez que Juan esteve no Vale dos Caídos foi há mais de 60 anos. "Devia ter uns 4 anos e nunca mais lá voltei", conta ao DN este reformado que, há quatro décadas, vive em San Lorenzo de El Escorial. Esta é a localidade mais próxima da basílica que o general Franco mandou construir para enterrar as vítimas nacionalistas e republicanas da guerra civil e onde o próprio ditador acabou por ficar enterrado.

"Querer desenterrar Franco é remexer no passado. Vai trazer consequências graves. Para mim é indiferente. Sou filho de um capitão dos vermelhos porque era com quem o meu pai estava quando começou a guerra", conta Juan, declarando que apesar de não gostar de política vai votar no domingo. "Ainda não sei é em quem", confessa, em declarações ao DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG