Diane James é a nova líder do UKIP

A eurodeputada era dada como a favorita para suceder a Nigel Farage que apresentou a demissão após a vitória do brexit no referendo de 23 de junho.

O UKIP acaba de eleger a primeira mulher para a sua liderança. Diane James, de 56 anos, derrotou os outros quatro candidatos: Bill Etheridge, Lisa Duffy, Liz Jones e Phillip Broughton.

A primeira tarefa da antiga empresária e eurodeputada desde 2014 será unir um partido enfraquecido pelas divisões internas e a lutar por manter a relevânia após a demissão de Nigel Farage da liderança, na sequência da vitória do brexit no referendo de 23 de junho no Reino Unido. Defensor feroz da saída do país da União Europeia, Farage considerou então o trabalho feito e anunciou que deixava a liderança do partido.

Diane James conseguiu 47% dos votos e foi apresentada como nova líder em Bournemouth pelo próprio Farage. A antiga militante do Partido Conservador, eleita em 2007 como independente antes de se juntar ao UKIP.

Presença habitual nos media britânicos, James terá de lidar com uma situação potencialmente complicada: a decisão de Farage de se manter como líder do grupo do UKIP no Parlamento Europeu.

Terceiro partido mais votado nas eleições de maio de 2015, o UKIP venceu as europeias de 2014, tendo eleito 24 eurodeputados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG