Descobriram 41 anos depois que tinham sido trocados na maternidade

Dois canadianos de uma comunidade indígena foram entregues às famílias erradas em 1975

Leon Swanson e David Tait Jr. conhecem-se desde crianças. Ambos vivem na mesma localidade canadiana, com cerca de cinco mil habitantes, maioritariamente indígenas. Mas só agora descobriram, 41 anos depois de terem nascido, que foram trocados na maternidade: cada um foi entregue aos pais do outro, uma troca num hospital da região gerido pelo Estado e que nem sequer é inédita: no passado mês de novembro, um caso semelhante foi descoberto e aconteceu exatamente na mesma unidade hospitalar.

Os dois canadianos estiveram numa conferência de imprensa em que, visivelmente emocionados, admitiram que têm pela frente um "longo percurso" de aceitação do que lhes aconteceu. David referiu que ambos continuarão a tratar como pais aqueles a quem foram entregues, mas que tentarão viver como uma grande família com os pais biológicos.

Segundo a BBC, foi depois de vir a público, no ano passado, o caso de uma troca no mesmo hospital, que os dois homens decidiram fazer testes de ADN, suspeitando já que tinham sido vítimas da mesma situação em 1975, ano em que nasceram.

A ministra da Saúde do Canadá, Jane Philpott, já comentou o sucedido e admitiu que esta troca é uma "lembrança importante" da "necessidade urgente de oferecer a todos os povos indígenas os mesmos cuidados de saúde de qualidade". A governante revelou ainda que irá ser aberta uma investigação para apurar se há outros casos de trocas de crianças que ainda não são conhecidos.

O Canadá tem, segundo a BBC, 1,4 milhões de pessoas que vivem em comunidades indígenas de várias tribos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG