Danos em barragem obrigam a retirar 188 mil pessoas na Califórnia

Pelo menos 188 mil pessoas foram retiradas das suas casas, no norte da Califórnia, devido ao risco de colapso da barragem de Oroville

As autoridades ordenaram no domingo a retirada de largas dezenas de milhares de pessoas de várias localidades no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido a danos detetados na barragem de Oroville, que se não forem resolvidos poderão resultar em inundações nas zonas nas proximidades.

De acordo com a CNN, o número de pessoas deslocadas já ultrapassa as 188 mil.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) emitiu na noite de domingo um aviso de inundação pelo "potencial" colapso de uma secção da barragem de Oroville, situada a cerca de 250 quilómetros a nordeste de São Francisco.

As autoridades ordenaram a retirada dos residentes das localidades de Oroville, Palermo, Gridley, Thermalito, South Oroville, Oroville Dam, Oroville East e Wyandotte.

O diário Los Angeles Times informou que a causa do alerta foi a descoberta de uma fissura, com as autoridades a tentarem tapar o buraco com sacos de pedras e a tentarem reduzir o nível de água da barragem de Oroville para diminuir a pressão.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG