Cuba volta a ter primeiro-ministro, o primeiro desde 1976

O ministro do Turismo cubano, Manuel Marrero, foi este sábado designado como primeiro-ministro, um cargo que havia sido extinto em 1976 e que foi recuperado na nova Constituição, aprovada em abril.
Publicado a

Manuel Marrero, 56 anos, foi nomeado como primeiro-ministro pelo parlamento sob proposta do Presidente de Cuba, Miguel-Díaz Canel. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados.

Na mesma sessão parlamentar será designado um vice-primeiro-ministro e conhecida a composição completa do novo Governo.

Manuel Marrero, o primeiro chefe do Governo de Cuba após um hiato de 43 anos, foi ministro do Turismo durante 16 anos, tendo sido responsável por um dos setores mais importantes da economia do país.

O cargo de primeiro-ministro foi assegurado pelo líder histórico Fidel Castro entre 1959 e 1976. Nesse ano, a Constituição elevou-o a Presidente, eliminado o cargo de primeiro-ministro, que agora está de regresso ``a constituição cubana e ao executivo do país.

Diário de Notícias
www.dn.pt