Cirurgia ao coração de Juan Carlos foi "um êxito"
O monarca deverá continuar internado nos cuidados intensivos durante os próximos três dias. Esta foi a décima sétima vez que foi submetido a uma cirurgia.
Juan Carlos, o rei emérito espanhol, foi este sábado de manhã submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração. A operação foi "um êxito", diz o El País, que cita Lucía Alonso, diretora da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Universitário Quirón, em Madrid. Durante a intervenção ao monarca, adiantou, foram feitos três by-pass aorto-coronários.
O rei emérito, de 81 anos, deu entrada na clínica na sexta-feira, por volta das 22.00. "Vão ver-me à saída", disse quando chegou à unidade de saúde. Esta manhã, enquanto decorria a operação, chegaram à clínica o rei Felipe VI e a rainha Sofía. "Acabámos de chegar, não sabemos nada", disseram aos jornalistas.
A cirurgia foi agendada após a revisão médica anual à qual o monarca foi submetido, nos dias 11 e 12 de junho. Até ao dia de ontem, Juan Carlos continuou a ter uma vida normal, tendo até participado em competições de vela no exterior do país.
A operação decorreu sem qualquer incidente, tendo o paciente sido encaminhado para a unidade de cuidados intensivos, onde deverá permanecer dois ou três dias. Passou depois para a zona de internamento, onde deverá fica por um período de aproximadamente dez dias.
Segundo o El Mundo, Juan Carlos deverá ficar internado numa espécie de suite, com um sofá grande perto da cama, tendo uma sala de visitas isolada das restantes.
Fontes médicas citadas pelo jornal espanhol adiantam que poderá demorar dois meses até que o monarca possa mover-se com normalidade e caminhar de forma normal, e mais um mês até que fique totalmente recuperado.
Esta é, de acordo com o El Mundo, a décima sétima intervenção cirúrgica à qual o monarca é submetido. A primeira foi ainda na juventude, ao apêndice, seguindo-se mais de uma dúzia, algumas das quais resultado de ferimentos que fez enquanto praticava desporto.
Só no ano de 2012, por exemplo, foi submetido a três cirurgias. Já este ano, foi operado ao olho esquerdo.