Chamas consomem maior mercado de peixe do mundo em Tóquio

Mercado de Tsukiji recebe milhares de turistas todos os anos. Não há relato de feridos

Dezenas de bombeiros combatem esta quinta-feira um gigantesco incêndio no mercado de peixe de Tsukiji, o maior do mundo e uma das mais célebres atrações turísticas de Tóquio.

Não há relato de feridos ou pessoas presas. O incêndio deflagrou às 17:00 (09:00 em Lisboa) e estão no local cerca de 30 veículos dos bombeiros. São visíveis densas colunas de fumo, estando o combate às chamas a ser dificultado pelas ruas estreitas da área.

As chamas estão a consumir a zona exterior do mercado, onde estão instalados vários restaurantes informais onde os turistas podem pedir pratos de marisco e sushi.

Os meios de comunicação locais adiantam que o incêndio alastrou a quatro edifícios, cobrindo cerca de 200 metros quadrados.

A parte interior do mercado, onde se encontram as bancas de vendedores de marisco e se realizam leilões de atuns, não foi afetada.

Em junho, a governadora de Tóquio anunciou um plano há muito adiado para mudar o mercado de Tsukiji da atual localização, numa zona com grande valorização dos preços do imobiliário, para uma ilha artificial.

O mercado recebe milhares de visitantes por ano e é uma importante peça no plano económico do primeiro-ministro Shinzo Abe, que passa por incrementar o turismo no Japão. Mas a governadora de Tóquio defende que o mercado, que tem cerca de 80 anos, é demasiado antigo e vulnerável a um grande terramoto, pelo que terá de ser reconstruído.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG