Catedral de Notre Dame sem missa de Natal pela primeira vez desde 1803

Diretor do monumento francês anunciou este sábado que a missa da meia-noite na véspera de Natal será realizada na igreja vizinha, em Saint-Germain l'Auxerrois.

Desde 1803 que, todos os anos, milhares de franceses e de turistas assistiam à Missa de Natal na Catedral de Norte Dame, em Paris. Este ano, e devido ao incêndio devastador que a atingiu em abril, e cujas causas são ainda desconhecidas, tal não será possível.

O diretor do monumento, Patrick Chauvet, anunciou que a missa da meia-noite na véspera de Natal será realizada na igreja vizinha, em Saint-Germain l'Auxerrois.

A situação já foi também confirmada este sábado pelas autoridades francesas. A Catedral de Notre Dame integra o património mundial da Unesco e encontra-se encerrada desde o dia 15 de abril. Neste momento prosseguem os trabalhos de recuperação do património que foi destruído.

Desde que foi construída que a catedral se manteve sempre aberta para o Natal, mesmo em situações de conflito que marcaram a História mundial, como durante a ocupação nazista. Só foi forçada a fechar durante o período revolucionário anticatólico no final do século XVIII e início do século XIX.

O presidente francês, Emmanuel Macron, estabeleceu um cronograma de cinco anos para reparar o edifício de 800 anos, que está envolto em andaimes com um vasto guindaste pairando sobre ele.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG