Casa Branca:35 mil convidados na tradicional corrida aos ovos da Páscoa

Decorre nesta segunda-feira mais uma edição da famosa corrida aos ovos da Páscoa na Casa Branca. A tradição com 138 anos é "um dos eventos preferidos" do casal Obama.

O tema da edição deste ano é "Vamos Celebrar!" e, no total, cerca de 35 mil pessoas encheram os jardins da residência oficial do presidente dos EUA para participar em diversas atividades, jogos, e claro, na tradicional corrida aos ovos da Páscoa.

Michelle e Barack Obama falaram a todos os presentes a partir de uma varanda e depoiso casal presidencial juntou-se à multidão de crianças para ler um livro infantil de 1963, "O Sítio das Coisas Selvagens".

A tradição começou em 1878 e tem vindo a crescer ao longo dos anos. O evento inclui agora sessões de música, demonstrações de cozinha e até aulas de yoga.

A novidade deste ano é a introdução da "Fun Run" de Michelle Obama para aqueles que depois da corrida aos ovos ainda tiverem energia para participar numa corrida com a primeira-dama.

A iniciativa faz parte do projeto "Let's Move" de Michelle que procura resolver os problemas de obesidade infantil nos jovens americanos.

"Vou correr à volta da Casa Branca com várias crianças e adultos que se sintam aptos para o fazer", disse a primeira-dama no discurso de boas vindas.

Barack Obama juntou-se ainda à estrela da NBA Shaquille O'Neal no campo de basquete para distribuir abraços pelas crianças e fazer alguns lançamentos, e aproveitou também para participar numa pequena troca de bolas no court de ténis.

Com o aproximar das eleições presidenciais (8 de novembro), é a oitava e última vez que o casal Obama cumpre a tradição.

Obama abandona a Casa Branca em janeiro de 2017 para dar lugar ao seu sucessor e colocar um ponto final no seu 2º mandando enquanto presidente dos EUA.

Exclusivos