Califórnia corta eletricidade a milhões de pessoas para prevenir incêndios

A Califórnia inicia esta quarta-feira cortes de eletricidade no norte e no centro do estado norte-americano com o objetivo de prevenir incêndios causados por falhas nas linhas de distribuição.

A Pacific Gas & Electric anunciou na terça-feira os cortes de energia, naquela que é a maior interrupção preventiva da história do estado.

A empresa disse vai começar os cortes junto de 800.000 clientes em 34 condados a partir da meia-noite de hoje (08:00 em Lisboa), num momento em que se prevê fortes ventos e um tempo seco que potenciam o risco extremo de incêndios.

Já a companhia Southern California Edison avisou, no mesmo dia, que mais de 106.000 dos seus clientes vão sofrer interrupções em algumas zonas de oito condados.

Exclusivos

Premium

Vida e Futuro

Formar médicos no privado? Nem a Católica passa no exame

Abertura de um novo curso de Medicina numa instituição superior privada volta a ser chumbada, mantendo o ensino restrito a sete universidades públicas que neste ano abriram 1441 vagas. O país está a formar médicos suficientes ou o número tem de aumentar? Ordem diz que não há falta de médicos, governo sustenta que "há necessidade de formação de um maior número" de profissionais.