Britânicos vão poder aceder a informações de paraísos fiscais

Territórios dependentes da Coroa Britânica concordaram partilhar informações com Londres
Publicado a
Atualizado a

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje que a maioria das dependências da Coroa Britânica - incluindo as ilhas Caimão e Virgens, consideradas paraísos fiscais -, deverão a partir de agora partilhar as suas informações fiscais com Londres.

Esses territórios, à exceção de Guernesey e Anguilla, concordaram em dar às autoridades judiciais e fiscais britânicas acesso total às informações relativas à identidade dos proprietários de empresas presentes nos respetivos territórios, declarou Cameron no Parlamento de Westminster.

"Pela primeira vez, a polícia e as autoridades estarão em condições de ver com exatidão quem detém realmente e controla as empresas registadas nesses territórios", disse o chefe do executivo britânico, citando, nomeadamente, as ilhas Caimão, as ilhas Virgens, Jersey e as Bermudas.

Este anúncio ocorre no âmbito de uma ofensiva lançada por David Cameron para contrabalançar o efeito desastroso junto da opinião pública das revelações sobre a sua participação passada numa empresa 'offshore', denunciada no escândalo Papéis do Panamá.

Mas, para a organização humanitária Oxfam, Cameron deve "fazer mais", tornando integralmente públicas as informações obtidas através do acordo com as dependências da Coroa Britânica.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt