Bomba da II Guerra Mundial está a ser desmantelada no centro de Frankfurt
Mais de 16 mil habitantes de Frankfurt que moram junto ao Banco Central Europeu e nos arredores do Jardim Zoológico estão a ser retiradas para desarmar uma bomba de 500 quilos da II Guerra Mundial lançada pela aviação americana.
O artefacto foi descoberto durante a escavação das fundações para um novo prédio e os responsáveis pelo desmantelamento da bomba estão confiantes que o processo decorrerá de forma controlada.
Entre a população obrigada a fugir do local estavam vários doentes de um hospital e pacientes que vivem em lares nas imediações. Estes foram evacuados ontem enquanto os restantes só tiveram de deixar as casas esta manhã, pelas 08.00.
O Jardim Zoológico permanecerá fechado o dia todo, mas nenhum dos 4500 animais será retirado do parque.
As autoridades criaram um perímetro de segurança na área onde está o edifício do Banco Central Europeu e em vários bairos nas duas margens do rio que atravessa a cidade.
A polícia estava a verificar se ninguém permanecia no perímetro de segurannça e prevê que o processo de desarmar a bomba decorra entre o meio-dia e as 18.00.
O maior problema para desarmar a bomba é que um dos dois detonadores que estão na "cabeça" da bomba permanecer enterrado e fora de alcance.
Em setembro de 2017, também em Frankfurt, foi encontrada outra bomba da II Guerra Mundial. Com o triplo da potência, obrigou à evacuação de 65 mil pessoas.