Ban Ki-moon espera que UE continue um "parceiro sólido" da ONU

O secretário-geral afirmou que, mesmo com a saída do Reino Unido, a União Europeia deve continuar a trabalhar com a ONU nas questões humanitárias e do desenvolvimento

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou hoje a esperança de que a União Europeia se mantenha como um "parceiro sólido" da ONU, independentemente da decisão do Reino Unido de abandonar o bloco europeu.

"O secretário-geral espera que a União Europeia continue a ser um parceiro sólido das Nações Unidas nas questões humanitárias e do desenvolvimento, assim como da paz e segurança, incluindo a migração", afirmou Ban Ki-moon num comunicado, citado pela agência France Press.

O diplomata sul-coreano expressou ainda a esperança de que o Reino Unido continue a assumir a sua liderança em muitas áreas, incluindo a do desenvolvimento.

Em relação ao período de transição que agora se inicia até à saída formal do Reino Unido da União Europeia, o secretário-geral das Nações Unidas afirmou confiar na "história comprovada do pragmatismo da Europa e no seu sentido comum de responsabilidade no interesse dos cidadãos europeus". "Quando trabalhamos juntos somos mais fortes", lê-se na publicação da ONU sobre o brexit.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 08%, mantendo-se ao fim da manhã com perdas entre os 05% e os 11%.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

Siga o brexit, minuto a minuto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG