Ativistas ocupam a pista e obrigam a encerrar aeroporto em Londres

Grupo de manifestantes do movimento Black Lives Matter ocupou pista do aeroporto da City esta madrugada. Já foram detidos
Publicado a
Atualizado a

Um grupo de ativistas do movimento Black Lives Matter, que faz campanha pelo fim da discriminação e violência policial contra os negros, ocupou a pista do aeroporto da City de Londres, popular entre banqueiros e empresários, obrigando a suspender todos os voos de partida e chegada.

Segundo a BBC, que cita um comunicado da polícia londrina, as autoridades foram chamadas ao local pelas 05:40 depois de nove manifestantes terem invadido a pista. A delegação britânica do movimento Black Lives Matter já confirmou ser responsável pelo protesto: "Enquanto no aeroporto da City de Londres uma pequena elite consegue voar, só em 2016 sabe-se que 3176 migrantes já morreram ou estão desaparecidos no Mediterrâneo. Os negros são os primeiros a morrer, não os primeiros a voar, neste clima de crise racista. Notamos, no entanto, que o Reino Unido está disponível para pagar voos especiais para retirar os negros do país baseando-se no seu estatuto de imigrantes", sublinhou o grupo no Twitter.

[twitter:773050855046144000]

Nas redes sociais, o movimento sublinha ainda que "a crise do clima é uma crise racista", assinalando que sete dos dez países mais afetados pelas alterações climáticas ficam na África subsariana.

Todos os manifestantes na pista foram detidos pelas 09:30. Um deles estava no cimo de um tripé e foi preciso removê-lo com uma escada da polícia. Os ativistas estavam acorrentados uns aos outros. A Scotland Yard está a investigar como é que o grupo conseguiu ultrapassar as barreiras de segurança e chegar à pista.

[twitter:773053025720078336]

No ano passado, indica a BBC, este aeroporto foi usado por 4,3 milhões de passageiros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt