Aqui é verão, mas na Austrália o inverno foi recebido com banho nudista

Mais de 150 pessoas juntaram-se esta sexta-feira no Lago Burley Griffin, em Camberra, na Austrália, num evento de solidariedade no dia do solstício de inverno

No hemisfério norte o verão começa esta sexta-feira, mas no outro lado do mundo, na Austrália, mais de 150 nudistas juntaram-se para um evento solidário nas águas do Lago Burley Griffin, em Camberra, para assinalar a chegada do Inverno.

No exato momento do nascer do sol, no dia mais curto do ano no hemisfério sul, um grupo de nadadores nadaram nus nas águas geladas do lago e fizeram doações para caridade, tendo arrecadado mais de 20 mil dólares australianos (cerca de 12 200 euros) para a instituição de ajuda a doentes com cancro 'Love Your Sister and Lifeline'

Naquela que foi a terceira edição do Canberra Winter Solstice Nude Charity Swim, a participação duplicou em relação ao ano anterior e registou 156 corajosos que mergulharam na baía de Yarralumla, com temperaturas exteriores de cerca de dois graus negativos (e bem mais amenas na água, com nove graus).

O evento teve uma origem "ilegal" em 2017, quando o organizador Ian Lindeman e outros três membros do Clube de Bicicletas de Williams Crossing foram nadar nus em Lake Burley Griffin para marcar o solstício.

Nadar no lago Burley Griffin é ilegal, mas Lindeman voltou a fazê-lo novamente no ano seguinte, desta vez com aprovação legal, e mais de 70 pessoas compareceram para participar.

"Eu tive esta ideia depois de ir a Hobart em 2016 para o festival Dark Mofo e ter nadado no solstício de inverno lá no rio Derwent", disse. "Havia cerca de 750 pessoas a nadar lá e eu fiquei impressionado com a camaradagem e a boa natureza e vibração do evento. Foi isso que eu quis recriar aqui".

Sobre planos para repetir a experiência no próximo ano, Lindeman deixar esses pensamentos congelados para já. Primeiro, há que tentar aquecer após o mergulho deste ano. "O mais importante é aquecer os pés perto do fogo e depois tomar um café e assar umas salsichas", disse.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG