Alemanha. Polícia confirma cinco mortos e descarta terrorismo
Pelo menos cinco pessoas, incluindo um bebé, morreram em Trier, na Alemanha, e cerca de 30 ficaram feridas, algumas em estado grave, depois de um carro irromper por uma zona pedonal a alta velocidade. O condutor foi detido.
Segundo a polícia, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", tendo sido descartadas motivações terroristas para o incidente.
O suspeito, cujo nome não foi divulgado, de acordo com as leis de privacidade alemãs, não tinha morada fixa e tinha vivido nos últimos dias no veículo Land Rover que um amigo lhe tinha emprestado, o qual foi utilizado no ataque, disse o procurador Peter Fritzen, que dirige a investigação.
Os primeiros elementos da investigação indicam que "distúrbios psiquiátricos podem ter desempenhado um papel" no ato deste homem, afirmou Peter Fritzen, em conferência de imprensa, acrescentado que o responsável pela tragédia estava alcoolizado.
Os acontecimentos ocorreram ao início da tarde no centro histórico da cidade, entre a Basílica de Constantino e a famosa Porta Nigra, quando uma viatura SUV lançou-se a grande velocidade por uma área pedonal e comercial.
Twittertwitter1333771938766917632
A polícia isolou a área e apelou às pessoas para ficarem longe do centro da cidade, que estava coberto de destroços. O porta-voz da polícia, Karl-Peter Jochem, adiantou pouco depois que o motorista era um alemão de 51 anos, habitante local, e acrescentou que "o perigo acabou".
Jochem disse que o veículo avançou pela rua em alta velocidade por cerca de um quilómetro antes de um carro da polícia ter obrigado o motorista a parar.
Imagens obtidas através de smartphones mostraram o suposto condutor deitado de bruços na rua, a ser segurado por vários policiais ao lado do SUV danificado. O homem era o único ocupante do veículo.
No Twitter, a polícia de Trier disse inicialmente que duas pessoas morreram. Poucos minutos depois, um tweet atualizado dizia: "Vários mortos e feridos no centro da cidade de Trier."
Também o autarca de Trier, Wolfram Leibe, disse aos media no local que o motorista tinha causado "várias mortes" e feridos. Com lágrimas nos olhos, Leibe relembrou o choque de ver o sapato de uma criança na rua perto do corpo de uma menina.
"É uma cena de terror", disse . "Muitas pessoas estão traumatizadas."
Outras testemunhas disseram que viram pessoas, incluindo uma criança num carrinho de bebé, a ser atiradas pelo ar pela viatura descontrolada.
A pitoresca cidade de Trier fica no estado da Renânia-Palatinado, a cerca de 200 quilómetros a oeste de Frankfurt, perto da fronteira com o Luxemburgo. Remonta ao Império Romano e é frequentemente chamada de a cidade mais antiga da Alemanha.
A polícia de Trier também pediu ao público que evitasse divulgar informações erróneas sobre o incidente. "Por favor, não espalhe especulações. Podem ser obtidas informações fiáveis do pessoal da Polícia de Trier", tuitou o departamento de polícia.
Twittertwitter1333787186693435398
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português, também através do Twitter, expressou "solidariedade para com as famílias das vítimas do atentado", e reiterou o apoio às autoridades alemãs.
* atualizado às 22.05