Abandono de golfinho e pinguins no Japão gera indignação
Desde janeiro deste ano que Honey, um golfinho fêmea, encontra-se trancada no Aquário e Parque Marinho Inubosaki, situado na cidade japonesa de Choshi.
Honey tem ainda a companhia de 46 pinguins, centenas de peixes e répteis que estão abandonados à sua sorte depois de a operadora que explorava o espaço tê-lo fechado em janeiro devido a uma queda acentuada no número de visitantes, situação que começou a ganhar forma em 2011 depois do terramoto e da crise nuclear de 2011.
A situação tem motivado diversos protestos de ativistas que pedem para que os animais sejam salvos. Honey foi capturada em 2005 perto da cidade portuária de Taiji, que se tornou conhecida mundialmente ao ser retratada no documentário "The Cove", que venceu o Óscar em 2010. Desde essa altura que a prática de aquários japoneses comprarem golfinhos em Taiji que se tornou mundialmente criticada.
Honey e os restantes animais abandonados têm sido alimentados com regularidade pelos antigos funcionários mas o golfinho fémea tem um espaço exíguo para se movimentar.