40 camiões com alimentos entram em zonas de Aleppo controladas pelo regime

Prosseguem os combates entre as forças do regime do Presidente sírio Bashar al-Assad e grupos armados da oposição

Cerca de 40 camiões carregados de alimentos entraram na quinta-feira à noite nos bairros da zona ocidental de Alepo, noroeste da Síria, controlados por forças governamentais, informou esta sexta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A entrada de ajuda alimentar ocorreu numa altura em que prosseguem os combates entre as forças do regime do Presidente sírio Bashar al-Assad e grupos armados da oposição, centrados nas últimas horas nas zonas sul e sudoeste da cidade.

Por outro lado, bairros controlados pelos rebeldes na zona norte de Alepo foram bombardeados durante a madrugada, presumivelmente pela aviação russa que apoia as forças do regime.

Os combates prosseguem apesar da trégua de três horas diárias anunciada pela Rússia na quarta-feira e considerada insuficiente pela ONU para encaminhar a ajuda humanitária.

Os dois lados em conflito disputam o controlo de Alepo desde meados de 2012, mas nas últimas semanas o exército sírio conseguiu cercar o leste da cidade, ocupado pelos rebeldes, desencadeando uma contraofensiva que permitiu romper esse cerco.

A cidade tem ainda cerca de 1,5 milhões de habitantes, 250.000 dos quais residem nas zonas controladas pelos grupos da oposição.

O conflito na Síria, desencadeado em 2011 após a repressão de manifestações pacíficas contra o regime, já fez mais de 290.000 mortos, obrigou à fuga mais de metade da população do país e provocou uma grave crise humanitária.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG