Lycée Français Charles Lepierre recebe Media Lab DN e marca o arranque do ano letivo 2021/22

Na passada quarta-feira, dia 20, o Media Lab DN levou a cabo sessões do workshop "Faz a tua Primeira página" no Lycée Français Charles Lepierre, pelo 11° ano consecutivo, promovendo uma vez mais a educação para a literacia mediática com mais de 50 alunos do 8º ano.

A professora Céline Barés acompanhou as atividades juntamente com o professor Fabian Corbel, que realçou a importância de "saber como se constrói um jornal e de saber responder às questões "onde", "quando", "como", "quem" e "o quê" dentro de um texto informativo".

Num ambiente descontraído, as sessões começaram com uma formação teórica, na qual os alunos tiveram a chance de aprender sobre a importância de estar bem informado. Alguns dos tópicos abordados, como fake news, clickbait e algoritmo, foram temas novos para os jovens.

Seguidamente, os alunos meteram as "mãos na massa", colocaram em prática o que aprenderam e construíram as suas primeiras páginas DN, adaptando notícias de diferentes editorias do site do Diário de Notícias.

Durante o processo, os estudantes escolheram e resumiram notícias atuais, dedicadas a assuntos variados, como a maratona de Lisboa, o trânsito na capital, política e até mesmo a saúde da Rainha Isabel II.

Após a construção das primeiras páginas, alguns alunos contaram à equipa do Media Lab DN como correu esta manhã e o que aprenderam com esta experiência. Para alguns, como o Rodrigo Santos, "foi muito divertido e interessante", mas nem sempre foi fácil escrever de forma resumida, acrescentando que "é difícil ilustrar uma coisa que interessa às pessoas e dê informação num formato tão pequenino".

No final dos workshops, os jovens ficaram mais conscientes da importância de verificar a informação adquirida na internet, como admitiu Maria Fernandes: "se quiseres ser bem informado não é difícil, basta procurarmos o autor e de onde vem para certificar se a notícia é verdadeira".

O Media Lab DN na Escola e na Comunidade tem o objetivo de levar a educação mediática e a valorização da informação fidedigna para todos, contribuindo para a manutenção da democracia e mostrando o papel fundamental do jornalismo nesta ação. Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG