Externato João XXIII recebe o Media Lab DN e promove a literacia mediática com alunos e professores

Na passada terça-feira, dia 9, o Media Lab DN foi ao Externato João XXIII, em Lisboa, onde realizou os workshops de Educação para a Literacia Mediática "Redação do Século XXI" com os alunos dos 8º e 9º anos que aprenderam, fazendo.

Depois de uma formação teórica levada a cabo pela formadora do Media Lab, Mariana Amorim, e que foi norteada pela importância de estar bem informado, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre como se protegerem melhor da desinformação e dos efeitos dos algoritmos das redes sociais, bem como escrever textos jornalísticos. De seguida os alunos partiram para a parte prática do workshop, em que realizaram atividades de jornalismo para rádio, vídeo e redes sociais.

Colocando em prática estes novos conhecimentos, os jovens adaptaram notícias de diferentes editorias retiradas do site do jornal Diário de Notícias para os formatos de rádio, vídeo e jornalismo digital, após o qual se focaram na divulgação das suas notícias para as redes sociais, Twitter e Instagram.

Para Cátia Lopes, professora de português, as atividades conseguiram complementar bastante as aprendizagens de outras disciplinas curriculares: "Uma das matérias que trabalhamos são os media e os textos jornalísticos, por isso acredito que a atividade veio a consolidar aquilo que foi visto nas aulas anteriores". A professora Isabel Castro acrescentou que a visita do Media Lab coincidiu com um momento em que os alunos estão a construir um jornal semestral para a escola: "É muito importante que eles tenham este contacto e percebam como um jornalista trabalha".

Já os alunos, entusiasmados ao aderir às atividades, descreveram a experiência como "única", "diferente" e "divertida". Para Inês Gomes "a minha parte favorita foram os posts para Twitter e Instagram", em que os alunos tiveram a oportunidade de aprender como um jornalista de imprensa digital promove os seus trabalhos para estas redes e as dificuldades que tem de ultrapassar para informar resumidamente com um número de carateres limitados.

O Media Lab na Escola e na Comunidade procura levar a educação digital e a valorização da comunicação para todos, com o objetivo de contribuir para a manutenção da democracia e de mostrar o papel fundamental do jornalismo nesta ação. Saiba mais no site do projeto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG