Zari, a marreta afegã. A nova estrela de "Rua Sésamo"

Nova personagem pretende promover a igualdade das mulheres e o direto das crianças à educação

Há uma nova personagem na Rua Sésamo. Zari, uma menina afegã, juntou-se à família e a sua inclusão neste programa infantil tem um propósito bastante específico. Além de promover a tolerância, o formato pretende que a figura de Zari abra a discussão relativamente à igualdade dos direitos das mulheres e das crianças no que toca ao acesso à educação.

"O mais entusiasmante relativamente à Zari é que ela vai servir de modelo para as jovens raparigas e vai mostrar que é maravilhoso ir à escola e que elas podem sonhar com uma carreira", revelou à agência Reuters Sherrie Westin, a vice-presidente do departamento de impacto global e filantropia da Sesame Workhop.

Na história, Zari é uma menina de seis anos, muito aplicada nos estudos e que sonha tornar-se médica. Usa véu e tem um vestido colorido, que combina com o seu cabelo. Esta personagem vai protagonizar espaços dedicados à saúde, bem-estar e alimentação saudável.

A ideia não é, contudo, inédita, uma vez que a Rua Sésamo também já criou personagens para outros países. No Egipto existe a Khokha e na Índia a Chamki. E agora Zari, para o Afeganistão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG