Sport TV vai ter um canal só de notícias e em sinal aberto

Empresa lança canal informativo em agosto. Equipa terá 70 pessoas para tratarem noticiários, entrevistas, debates e reportagens

A Sport TV prepara-se para expandir o seu universo com o lançamento de um canal exclusivo de notícias e em sinal aberto, apurou o DN. Este novo canal não transmitirá partidas desportivas e terá a sua grelha preenchida unicamente com noticiários, grandes entrevistas, debates e reportagens, deixando as restantes antenas da Sport TV livres para acompanhar os jogos das várias modalidades.

O surgimento do canal acontecerá em agosto e terá como primeiro desafio o acompanhamento informativo dos Jogos Olímpicos de verão no Rio de Janeiro, Brasil, durante 15 dias, entre os dias 5 e 21.

O novo canal - cujo nome já está definido e será anunciado em breve - vem juntar-se aos oito que a Sport TV já tem em seu nome. O DN sabe que o novo meio desta estação terá uma equipa de 70 pessoas (incluindo repórteres, câmaras, editores e técnicos de som, entre outros). Neste momento, responsáveis do projeto têm feito contactos com profissionais de outras estações de televisão para os desafiar a integrarem o novo canal.

Da atual oferta da Sport TV fazem parte cinco canais nacionais (Sport TV1 a Sport TV5), todos eles disponíveis também em alta definição, a que se somam três internacionais - a Sport TV África1, a Sport TV África2 e a Sport TV Américas. Fundada em 1998, a Sport TV é a primeira estação portuguesa de conteúdos premium de desporto que já teve no ar três outros canais, entretanto encerrados: a Sport TV Liga Inglesa, que transmitia programação da Premier League, e que encerrou as suas emissões em maio de 2013; a Sport TV Live, que funcionou entre agosto de 2013 e agosto de 2014 (mais tarde transformou-se na Sport TV4), transmitindo um jogo do Benfica, Sporting e FC Porto por semana, bem como jogos das várias ligas europeias de futebol; e a Sport TV Golfe, ativa entre 2010 e 2014, com transmissão em direto dos principais circuitos mundiais de golfe.

Disponível em todas as operadoras de televisão - Nos, Meo, Vodafone e Cabovisão - a Sport TV fará também uma extensa cobertura do Campeonato Europeu de Futebol (que se vai jogar entre os dias 10 de junho e 10 de julho, em França), depois de a RTP lhe ter vendido a totalidade dos jogos (51, enquanto que a estação pública transmitirá 24). Recorde-se que o primeiro embate da seleção de Portugal acontece a 14 de junho contra a sua congénere da Islândia.

No que toca a programação especial de futebol, destaque ainda para a transmissão da final da Liga dos Campeões da UEFA, que vai ter lugar no dia 28 de maio, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, e que irá opôr o Real Madrid e o Atlético de Madrid. Este será o primeiro canal português a transmitir um evento desportivo, em direto, com a tecnologia 4K (ultra HD).

Segundo a própria Sport TV, também será feita a cobertura especial e exaustiva do Mundial 2018, na Rússia, que já será acompanhado também por este novo canal de notícias.

O desporto-rei tem, naturalmente, um espaço privilegiado na antena da Sport TV. A estação detida em partes iguais pela Nos e pela Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, acompanha todas as semanas até seis jogos da Liga Nos, jogos da Taça de Portugal, da Taça da Liga, e transmite também, em exclusivo, encontros das várias ligas mundiais (espanhola, alemã, holandesa, russa, belga, argentina e brasileira). A Segunda Liga portuguesa, as Taças de Inglaterra, da Liga Inglesa, da Alemanha, a Liga dos Campeões e a Liga Europa fazem também parte da sua oferta regular.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG