RTP1 estreia documentário inédito de Amadeo de Souza Cardoso

O realizador luso-francês Christophe Fonseca mostra o pintor português como nunca antes foi visto

Amadeo de Souza Cardoso: O Último Segredo da Arte Moderna é o título do inédito documentário que estreia na RTP1 na próxima quarta-feira, 20 de abril. Realizado pelo luso-francês Christophe Fonseca, a obra dá a conhecer o percurso artístico e o lado mais íntimo de um dos pintores mais conceituados do início do século XX.

Amadeo de Souza Cardoso partiu com apenas 19 anos para Paris, onde proliferou a sua veia artística, marcadamente modernista. Além da capital francesa, o pintor nascido em Amarante também expôs em Berlim, na Alemanha, e Nova Iorque, nos Estados Unidos, tendo falecido prematuramente, com 30 anos.

Com informações relevantes sobre Souza Cardoso descobertas através de investigações recentes, o documentário, realizado a propósito da exposição dedicada ao autor no Grand Palais, em Paris, junta a novidade à crítica, reunindo o parecer de vários especialistas e historiadores, como Helena de Freitas, Catarina Alfaro e António Cardoso.

"Uma história que mergulha o espetador no coração de um dos períodos artísticos mais ricos e apaixonantes, para assim conferir todo o seu espaço à obra de Amadeo de Souza Cardoso na história do modernismo", pode ser visto às 21.00 da noite de quarta-feira, dia 20.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG